Actividades
1
SEGMENTOS 2005
- Tardes de Matemática ao Computador
O O.C.R.E. –
Oficina e Centro de Recursos Educacionais, do Departamento de Matemática, lança
o ciclo
SEGMENTOS 2005,
convidando os professores de Matemática que leccionam o 3º Ciclo e o Secundário
a participar em sessões abertas centradas na utilização das tecnologias no
ensino da Matemática.
Em cada uma das sessões será explorada uma ferramenta computacional no tratamento de tópicos de Matemática enquadrados nos currículos escolares.
As sessões, que envolverão trabalho essencialmente prático, serão dinamizadas por professores de Matemática, destacando-se aqui a importante colaboração de actuais estudantes do curso de Mestrado em Matemática para o Ensino.
Ao propormos um conjunto de tardes de Matemática ao computador, desejamos contribuir para a divulgação de ideias e materiais didácticos, estimular a partilha de experiências e incentivar o desenvolvimento de projectos conjuntos no âmbito da utilização das tecnologias no ensino da Matemática.
Mais do que um espaço de formação, o OCRE pretende gerar oportunidades de intercâmbio de perspectivas, aprendizagens e recursos.
PROGRAMA
Segmento |
Software |
Dinamizador(es) |
I - 6 Abril |
Autograph |
Isabel Maurício |
II - 27 Abril |
Fathom |
Anabela Valente |
III - 4 Maio |
Sketchpad |
Ana Terra |
IV - 18 Maio |
Modellus |
Alexandre Albino |
V - 25 Maio |
Geometria |
Gonçalo Amorim |
Horário: 14.30-17.00
Local: O.C.R.E. (sala 3.44, Edif. 2, FCT, Campus de Gambelas)
Mínimo de participantes: 8
Inscrições:
· A inscrição é gratuita.
· Os participantes receberão a documentação e os materiais de apoio à sessão em que participam.
· É possível a inscrição em mais do que um SEGMENTO.
· O número de participantes por sessão é limitado. A aceitação dos participantes será feita por ordem de recepção das inscrições.
· A inscrição é feita mediante o envio da ficha de inscrição com a indicação do(s) SEGMENTO(S) em que pretende participar.
2
Em Abril, foi lançado o OCRE 2, por altura da Semana Aberta da
Universidade do Algarve. O tema dos Jogos Didácticos foi a inspiração para um conjunto de
actividades – "É para jogar!" – planeadas e dinamizadas por alunos do 4º ano da
Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional, no contexto da sua formação em
Didáctica da Matemática. Foram ainda realizadas várias sessões práticas sobre os
temas: "A Matemática nos Estádios de Futebol" e "Subir Escadas de Várias
Maneiras"
Consulte o álbum de fotografias