Uma tarde no circo
 

O André, o Tiago, a Carolina e a Joana foram ao circo. O espectáculo tinha vários números com animais: elefantes, tigres, chimpazés e cavalos. Ao intervalo, algumas pessoas vendiam guloseimas: pipocas, gelados, torrão de alicante e chocolates.

Todos comeram guloseimas diferentes e, no fim do espectáculo, concluíram que todos tinham gostado de números com animais diferentes.

O André não gostou do número dos tigres, porque teve medo que o domador fosse ferido por algum dos animais. O Tiago, ao ver o seu número preferido, lembrou-se que, no dia seguinte, tinha aula de equitação. A Carolina gostou do número em que um animal imitava os humanos a ver televisão, enquanto comia amendoins.

A criança que gostou do número dos elefantes comeu pipocas. A Carolina não pôde comer gelado, porque estava com dores de garganta. O Tiago comeu chocolate.

 

Resolução

Pela informação que nos é dada, podemos concluir que o Tiago preferiu o número dos cavalos (equitação) e que a Carolina gostou do número dos chimpanzés (imitava os humanos e comia amendoins). O André não gostou do número dos tigres. Então, como todos gostaram de números diferentes, só pode ter gostado do número dos elefantes.

Se o André gostou do número dos elefantes, então foi ele que comeu pipocas. Sabemos, pela informação dada, que foi o Tiago que comeu chocolate. Ora, a Carolina não podia comer gelado por estar mal da garganta. Logo, foi ele que comeu torrão de Alicante. Resta a Joana que terá comido o gelado.