A sorte está lançada!
 

Lançam-se, simultaneamente, três dados: um verde, um amarelo e um vermelho.

1.       Qual a pontuação mínima que se pode obter?

2.        Qual a pontuação máxima que se pode obter?

3.        De quantas formas se pode obter 4 pontos?

4.        De quantas formas se pode obter 10 pontos?

5.        Em tua opinião, o que é mais fácil de obter: 4 pontos ou 10 pontos?

 




 

Resolução
 

A grande maioria dos concorrentes não teve dúvidas em responder à primeira e à segunda questões. Vejamos, por exemplo, o que diz o Marco Peres, da E.B. 2,3 Dr. João Lúcio, Fuzeta:

"A pontuação mínima é obtida quando os três dados apresentarem a face com o mínimo, ou seja, 1, logo a pontuação mínima é três. Da mesma forma, a pontuação máxima é obtida quando os três dados apresentarem a face com a máxima pontuação, neste caso 3x6=18".

Na resposta às perguntas 3 e 4, muitos alunos esqueceram uma informação importante -- os dados tinham cores diferentes – e responderam a estas questões como se isso não tivesse importância nenhuma! Há até concorrentes que acham que é preciso ter em conta a cor dos dados quando respondem à questão e, depois, esquecem-se disso na resposta à questão 4.

Não foi esse o caso do António Balula da E.B. 2,3 D. Martinho de Castelo Branco, Portimão que usou rectângulos de cores para representar os dados  e respondeu assim à terceira pergunta:
 

"Podem-se obter 4 pontos de 3 formas:

 


 

Para responder à questão 4, a maior parte dos alunos fizeram tabelas, mais ou menos organizadas. Quanto maior a organização, menor a possibilidade de perder combinações. Reparem na tabela da Beatriz Granado, da E.B. 2,3 Dr. Neves Júnior, Faro.

E o mesmo se poderia dizer da tabela do David Ferreira da EBI AMMAIA, Marvão.
 

Vermelho

Amarelo

 Verde

Total

6

3

1

10

6

2

2

10

6

1

3

10

5

4

1

10

5

3

2

10

5

2

3

10

5

1

4

10

4

5

1

10

4

4

2

10

4

3

3

10

4

2

4

10

4

1

5

10

3

6

1

10

3

5

2

10

3

4

3

10

3

3

4

10

3

2

5

10

3

1

6

10

2

6

2

10

2

5

3

10

2

4

4

10

2

3

5

10

2

2

6

10

1

6

3

10

1

5

2

10

1

4

5

10

1

3

6

10

Outros alunos não precisaram de fazer nenhuma tabela. Por exemplo, o Gonçalo Barracosa da E.B. 2,3 D. Afonso III, Faro, ou o João Miguel Palma da E.B. 2,3 S. Vicente, Vila do Bispo.

Começaram por encontrar as combinações de números que adicionados dão 10 e, depois,  descobriram que:

"Quando existem dois dados com resultados iguais, existem 3 hipóteses de os conjugar  e quando os resultados dos dados são todos diferentes existem 6 hipóteses de os conjugar:

2+2+6=10          3 formas diferentes

3+3+4=10          3 formas diferentes 

4+4+2=10          3 formas diferentes 

1+6+3=10          6 formas diferentes

2+5+3=10           6 formas diferentes 

1+5+4=10           6 formas diferentes 

 

Finalmente, quase todos concordam: havendo mais formas de obter 10 pontos, há mais possibilidades de, num lançamento dos três dados, obter 10 pontos do que 4 pontos.