F

Final do SUB12

22 de Junho, Universidade do Algarve,
Campus de Gambelas

 

Premiados

 

1º Classificado

João Maria Inverno

EB 2,3 de Santo André,

Santiago do Cacém

2º Classificado

Vítor Manuel Lipskyy

EB 2,3/S de Ourique

Ourique

3º Classificado

Mariana Batista Alves

EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita

Loulé

 

 

 

 

Vídeo

 

 

 

 

 

Álbum

 

 

 

 

 

Finalistas

 

 

 

 

Programa da final (em PDF)

 

 

 

 

 

Palestra

 

Criatividade, imaginação e intuição… porque nem só de cálculo vive a matemática

 

Prof.ª Doutora Isabel Vale, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

 

 

 

 

Calcular, memorizar, treinar são aspetos indiscutivelmente ligados à matemática, mas a matemática é muito mais. Estas são as suas componentes mais vulgarizadas e menos interessantes, pois não contribuem para a formação integral do aluno nem são desafiadoras. Tarefas que exijam a utilização e o relacionamento de conhecimentos previamente adquiridos, que desafiem os alunos a descobrir padrões, a fazer conjeturas, a fazer demonstrações, a recorrer a desenhos e a diferentes materiais, constituem a atividade matemática. Contribuem para o desenvolvimento de formas mais elaboradas de raciocínio e tornam os jovens curiosos, críticos, criativos e, acima de tudo, mais hábeis na resolução de problemas.

 

 

 

 

Prémios

 

1º classificado:
- Uma conta poupança CaixaProjeto no valor de 50 €, oferta da CGD.
- Uma experiência Dolphin Emotions, oferta do Zoomarine.
- Uma lapiseira, oferta do centro de cópias Central.

- Um cheque-livro, no valor de 10 €, oferta da Bertrand.
 
2º classificado:
- Uma conta poupança CaixaProjeto, no valor de 30 €, oferta da CGD.
- Uma entrada no Zoomarine, oferta do Zoomarine.
- Uma lapiseira, oferta do centro de cópias Central.

- Um cheque-livro, no valor de 10 €, oferta da Bertrand.
 
3º classificado:
- Uma conta poupança CaixaProjeto, no valor de 20 €, oferta da CGD.
- Uma entrada no Zoomarine, oferta do Zoomarine.
- Uma lapiseira, oferta do centro de cópias Central.

- Um cheque-livro, no valor de 10 €, oferta da Bertrand.

 

 

 

 

Patrocinadores:

 

Caixa Geral de
Depósitos

 

Zoomarine

 

Centro de cópias
Central

 

Bertrand

 

 

10

Problema: Pequeno almoço no hotel

20 de maio

 

No hotel Pacífico estiveram 63 pessoas no buffet do pequeno almoço.
Ao todo, houve 37 pessoas que se serviram de sumo e 52 pessoas que se serviram de café. Sabendo que apenas 6 pessoas não beberam sumo nem café porque preferiam chá, quantas pessoas beberam sumo e também café?

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Prazo limite de resposta ao problema 10:
2 de junho

9

Problema: Colunas de números ímpares

06 de maio

 

A Maria começou a escrever os números ímpares em colunas de 2, 4 e 6 quadrículas, de forma sequencial, como se mostra na figura.
Em que tipo de coluna (de 2, 4 ou 6) e em que posição (a contar do topo da coluna) irá ela escrever o número 2013?

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Prazo limite de resposta ao problema 9:
19 de maio

8

Problema: Às compras no sábado

22 de abril

 

A Dona Guida levou os seus quatro filhos às compras num sábado à tarde e prometeu-lhes um brinquedo, um gelado e uma bebida se eles se portassem bem. Determina o nome de cada uma das crianças, o gelado que pediu, a bebida que tomou e o brinquedo que escolheu.

  1. A Ana pediu um gelado de caramelo e não escolheu um sumo de laranja.
  2. A Sofia recebeu um jogo de dominó e não pediu um ice tea.
  3. O rapaz que recebeu um carro de corridas pediu um gelado de morango.
  4. Uma das raparigas teve uma boneca, um dos rapazes comeu gelado de chocolate, um dos rapazes chama-se Carlos e uma das raparigas bebeu coca-cola.
  5. O rapaz que recebeu um baralho de cartas quis beber uma garrafa de água e não comeu um gelado de baunilha.
  6. A criança que bebeu ice tea não pediu uma boneca.
  7. O Leonel não quis água.

 

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano

 

7

Problema: Fechado a cadeado

08 de abril

 

Numa gaveta temos 20 cadeados e 20 chaves. Cada chave abre um e um só cadeado mas não sabemos que chave corresponde a cada cadeado. Para associar cada chave ao cadeado que lhe corresponde teremos de proceder por tentativas. Suponhamos então que uma tentativa significa experimentar uma chave num cadeado.
Na pior das hipóteses, qual é o mínimo de tentativas que teremos de fazer para associar cada chave ao respetivo cadeado?

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano

 

6

Problema 6: Misturas de café com leite

25 de março

 

Duas cafeteiras iguais estão cheias de café com leite.
Na cafeteira azul, há 3/5 de leite e o resto é café.
Na cafeteira castanha, há 3/4 de leite e o resto é café.
Da cafeteira azul, gastou-se metade do café com leite que lá estava. Voltou a encher-se esta cafeteira, usando o café com leite que estava na cafeteira castanha. Depois disto, que percentagem de café passou a existir na cafeteira azul?

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano

 

5

Problema 5: É quanto basta…

11 de março

 

Na figura, ABCD é um quadrado e ABE é um triângulo equilátero.

Estas informações são tudo o que precisas para encontrar a medida do ângulo CÊD. Qual é essa medida?

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano

 

4

Problema 4: Jogar a feijões

25 de fevereiro

 

Um jogo a feijões é jogado da forma que a seguir se indica.
Em cada jogada, o jogador que tiver mais feijões dá 1 feijão a cada um dos restantes jogadores e coloca mais 1 no meio da mesa. O jogo termina logo que um dos jogadores fique sem feijões.

O André, o Bruno e o Celso estão a jogar e têm 35, 33 e 28 feijões, respetivamente. Quantas jogadas irão ser feitas até o jogo terminar?

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano

 

3

Problema 3: Quantos retângulos?

11 de fevereiro

 

Quantos retângulos consegues construir dentro do polígono da figura, unindo vértices?

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano

 

2

Problema 2: O parque de estacionamento

28 de Janeiro

 

 

À entrada da escola há um parque de estacionamento com 4 lugares que estão reservados para o Diretor da escola e para três dos professores. O Diretor tem prioridade de escolha do lugar e escolhe sempre o da ponta direita ou o da ponta esquerda. O Diretor tem um Opel e os carros dos três professores são: um Audi, um Fiat e um Toyota.
De quantas maneiras diferentes podem então ser arrumados os 4 carros que têm direito a estacionar no parque?

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

 

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano

 

1

Problema 1: Deliciosos!

14 de Janeiro

 

 

Na pastelaria Três Doces pode comprar-se por 10 € uma variedade de bolos deliciosos:
  - uma torta de framboesa e dois bolos de chocolate;
  - dois bolos de morango e um bolo de chocolate;
  - duas tortas de framboesa e dois bolos de morango;
  - um bolo de chocolate e três tortas de framboesa.

Qual é o preço de cada uma das delícias?

 

 

Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.

 

Resolução do problema

 

Classificação:

5º ano   6º ano