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Final do SUB14
22 de Junho, Universidade do Algarve,
Campus de Gambelas
Premiados
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1º Classificado João Francisco Ramalho EB 2,3 Nº 1 de Reguengos de Monsaraz |
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2º Classificado Ana Sofia Guerreiro EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita Loulé |
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3º Classificado Gonçalo Tomás Jacob EB 2,3 Dr. José Neves Júnior Faro |
Vídeo
Álbum
Finalistas
Programa da final (em PDF)
Palestra
Criatividade, imaginação e intuição… porque nem só de cálculo vive a matemática
Prof.ª Doutora Isabel Vale, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Calcular, memorizar, treinar são aspetos indiscutivelmente ligados à matemática, mas a matemática é muito mais. Estas são as suas componentes mais vulgarizadas e menos interessantes, pois não contribuem para a formação integral do aluno nem são desafiadoras. Tarefas que exijam a utilização e o relacionamento de conhecimentos previamente adquiridos, que desafiem os alunos a descobrir padrões, a fazer conjeturas, a fazer demonstrações, a recorrer a desenhos e a diferentes materiais, constituem a atividade matemática. Contribuem para o desenvolvimento de formas mais elaboradas de raciocínio e tornam os jovens curiosos, críticos, criativos e, acima de tudo, mais hábeis na resolução de problemas.
Prémios
1º classificado:
- Uma conta poupança CaixaProjeto no valor de 50 €, oferta da CGD.
- Uma experiência Dolphin Emotions, oferta do Zoomarine.
- Uma lapiseira, oferta do centro de cópias Central.
- Um cheque-livro, no valor de 10 €, oferta da Bertrand.
2º classificado:
- Uma conta poupança CaixaProjeto, no valor de 30 €, oferta da CGD.
- Uma entrada no Zoomarine, oferta do Zoomarine.
- Uma lapiseira, oferta do centro de cópias Central.
- Um cheque-livro, no valor de 10 €, oferta da Bertrand.
3º classificado:
- Uma conta poupança CaixaProjeto, no valor de 20 €, oferta da CGD.
- Uma entrada no Zoomarine, oferta do Zoomarine.
- Uma lapiseira, oferta do centro de cópias Central.
- Um cheque-livro, no valor de 10 €, oferta da Bertrand.
Patrocinadores:
Caixa Geral de
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Zoomarine
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Centro de cópias
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Bertrand
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Um restaurante de hambúrgueres vendeu 363 hambúrgueres durante o fim de semana. Os clientes do restaurante podem pedir no máximo 3 molhos no seu hambúrguer: maionese, mostarda e ketchup. Dos hambúrgueres vendidos, 92 tinham apenas maionese e 94 tinham maionese e mais um ou dois molhos. Houve 82 hambúrgueres que levaram mostarda e mais um ou dois molhos mas 58 tinham apenas ketchup e mostarda. Foram vendidos 63 hambúrgueres que só tinham mostarda e 17 que tinham apenas mostarda e maionese. Não houve nenhum hambúrguer vendido sem molho.
Quantos dos hambúrgueres vendidos tinham apenas ketchup?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
Um comerciante comprou um lote de T-shirts turísticas para vender na sua loja de souvenirs. No primeiro mês conseguiu vender 1/3 das T-shirts com um lucro de 10%, pelo valor de 660 euros. Por azar, teve depois uma inundação na loja e 1/4 das restantes T-shirts ficaram um pouco danificadas. Essas, decidiu vendê-las por metade do preço de compra.
Se o comerciante quiser recuperar o valor que pagou pelo total das T-shirts, que margem de lucro deverá incluir no preço das T-shirts que não foram atingidas pela inundação?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
Cinco amigas decidiram que era hora de perderam peso e de voltarem ao seu peso ideal. Então decidiram todas começar a fazer dieta e um programa de exercício físico com grande sucesso. Uns meses mais tarde, cada uma das amigas tinha atingido a sua meta que era perder entre 6 e 10 quilos! Determina o nome completo de cada amiga e os seus pesos antes e depois da dieta e da ginástica.
- A Sara, cujo apelido não é Almeida, perdeu mais peso do que a Natália.
- A Paula passou do peso de 58 quilos para o peso final de 50 quilos.
- A outra mulher que perdeu 8 quilos foi a Sra. Martins cujo peso final foi de 52 quilos.
- A Sra. Cardoso, cujo primeiro nome não é Paula, terminou a sua perda de peso com 66 quilos.
- A mulher que perdeu menos peso começou com 61 quilos.
- A Sra. Veiga perdeu 10 quilos.
- A Mariana começou com o maior peso, que era 75 quilos, mas não terminou com o maior peso final.
- Sara terminou a sua perda de peso com 52 quilos.
- A Clarisse Nunes não foi a que terminou com o peso de 65 quilos.
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
A Joana estava a ler um livro de aventuras e no final disse aos seus amigos:
- O livro que acabei de ler tinha tantas páginas que a soma dos dígitos de todos os números das páginas é 1198!
Quantas páginas tinha o livro que a Joana leu?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
Num congresso de professores de Matemática estiveram presentes 270 participantes. Todas as conferências decorreram em três anfiteatros: A, B e C.
Durante a manhã, os participantes distribuíram-se pelos três anfiteatros de acordo com os assuntos que lhes interessavam.
Na parte da tarde, metade das pessoas que estiveram de manhã no anfiteatro A passaram para o B. Um quarto das pessoas que estiveram de manhã no anfiteatro B passaram para o C. Um terço das pessoas que estiveram de manhã no anfiteatro C passaram para o A.
Apesar das mudanças, o número de pessoas que esteve em cada anfiteatro não se alterou da manhã para a tarde.
Quantos participantes estiveram em cada um dos anfiteatros?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
Na figura dada, ABCD é um quadrado com 10 cm de lado.
Sabe-se que e que a região pintada de azul tem uma área de 32 cm2, sendo formada por quatro triângulos retângulos.
Quanto mede ?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
O Eduardo e o Jaime fizeram 4 testes de Matemática no período passado, que foram classificados de 0 a 100 pontos.
As médias das classificações que eles obtiveram nos 4 testes foram iguais.
O Jaime teve mais 10 pontos no 1.º teste do que o Eduardo e teve menos 15 pontos do que o Eduardo no 2.º teste. No 3.º teste, as classificações de ambos foram iguais. No 4.º teste o Jaime teve 70 pontos.
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
O Luís marcou 10 pontos de modo que não ficassem três sobre uma mesma reta. Em seguida numerou-os de um a 10. Quantos triângulos existem com vértices nesses pontos, em que a soma dos números é ímpar?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
Imagina que precisas de te deslocar do canto superior esquerdo da grelha (A) até ao canto inferior direito (B). Para o fazeres só podes percorrer os lados dos quadrados unitários em duas direções: para baixo e para a direita.
Na grelha de 4 por 4, quantos caminhos podes escolher para ires de A até B?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.
No Salão da Sociedade Recreativa foi organizado um espetáculo de Natal. Depois de terminada a festa, os jovens voluntários tiveram a tarefa de arrumar as cadeiras da plateia.
Quando as empilharam em pilhas de 11, sobrou 1 cadeira.
Quando as empilharam em pilhas de 12, sobraram 6 cadeiras.
Quando as empilharam em pilhas de 13, sobraram 12 cadeiras.
O número de cadeiras era superior a 800 mas não chegava a 1000.
Quantas cadeiras havia para arrumar no final do espetáculo?
Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução.